Guia Municipal de Recursos de Psicologia
- rempsiesposende
- 14 de set. de 2025
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de out. de 2025
Num mundo marcado por aceleradas mudanças, desafios sociais e exigências emocionais cada vez mais complexas, os serviços de Psicologia emergem como pilares particularmente relevantes para o bem-estar das comunidades.
O papel da Psicologia nas comunidades
A presença ativa de profissionais de saúde mental nos diversos contextos comunitários, tais como escolas, centros de saúde, instituições sociais e associações locais, não só promove o autoconhecimento, como potencia práticas – preventivas, potenciadoras e remediativas – que podem reduzir significativamente o sofrimento psicológico dos indivíduos e fortalecer redes de apoio formais e informais.
A importância de trabalhar em rede
Considerando o papel essencial que os/as profissionais de Psicologia desempenham no tecido comunitário, revela-se imperativo reconhecer que a interligação entre diferentes serviços e áreas de atuação, não apenas reforça a eficácia das intervenções, como constitui um pilar estratégico para a promoção de respostas integradas e sustentáveis. Nesse sentido, a constituição de redes colaborativas emerge como uma solução eficiente, fomentando sinergias e potenciando o impacto coletivo na saúde e bem-estar das comunidades.
A ReMPsi – Rede Municipal de Psicologia de Esposende surge, precisamente, com este propósito, ao constituir-se como um fórum de discussão, reflexão e ação sobre as questões da Psicologia em geral, e, em particular, da Psicologia aplicada à comunidade onde se insere.
A relevância de um Guia de Recursos
Com base na reconhecida necessidade de aprofundar o conhecimento sobre os recursos psicológicos disponíveis na comunidade e de promover a sua utilização mais eficaz e eficiente, revelou-se estratégica, para a ReMPsi, a criação de um Guia que sistematize e agregue, de forma organizada, os diversos serviços e respostas de Psicologia com acesso gratuito no concelho de Esposende. Esta iniciativa visa reforçar a articulação entre oferta e procura, promovendo, simultaneamente, uma gestão mais informada e otimizada dos recursos ao serviço da população.
Organização do Guia Municipal de Recursos de Psicologia
A organização do Guia Municipal de Recursos de Psicologia estrutura-se segundo critérios que visam facilitar a consulta e proporcionar uma leitura clara e objetiva. Para tal, apresenta as entidades que integram a ReMPsi por ordem alfabética, assegurando uma navegação intuitiva. Cada entidade é brevemente caracterizada, com destaque para os serviços de Psicologia que disponibiliza, incluindo as respetivas especialidades e especialidades avançadas, de acordo com o preconizado no Regulamento Geral de Especialidades Profissionais da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), proporcionando, deste modo, uma visão abrangente do contributo de cada entidade para a promoção da saúde mental local. Adicionalmente, são indicadas as formas de contacto de cada entidade, facilitando o encaminhamento e o acesso direto por parte da população que necessite de apoio especializado, assim como de profissionais que pretendam dar seguimento a processos de referenciação técnica. No Guia, assinalam-se, ainda, com recurso a simbologia específica, as entidades com serviços disponíveis para crianças e jovens.
Ao disponibilizar esta informação de forma organizada e acessível, o Guia reforça o compromisso da ReMPsi em consolidar redes de cooperação e em promover uma gestão eficiente dos recursos de Psicologia na comunidade.
Em complemento à informação relativa às entidades que integram a ReMPsi, o Guia inclui, ainda, a identificação de outras respostas relevantes no domínio da Psicologia, ampliando o leque de recursos disponíveis. Entre estas, encontram-se as linhas telefónicas de apoio de âmbito supraconcelhio e os serviços de natureza privada, cuja localização e contactos podem, nos casos em que tal registo foi efetuado, ser consultadas através do sistema de georreferenciação disponibilizado pela OPP.
Um recurso à sua disposição
Estamos confiantes de que o Guia Municipal de Recursos de Psicologia se irá constituir como um recurso efetivamente útil para profissionais e para a população em geral, e que, nessa medida, se assuma como uma verdadeira ferramenta de promoção do bem-estar psicológico da comunidade.
Poderá aceder ao Guia aqui.







Comentários